Pular para o conteúdo principal

Crato poderá ter primeiro sitio urbano.



Frutas, sombra, clima agradável, canto dos pássaros e uma nova forma de pensar a cidade é possível, o exemplo vem da comunidade do Gesso, no Crato. Nas margens da linha férrea já foram plantadas uma diversidade de frutas, algumas já estão florando e outras já deram frutos.

Cajá –manga, acerola, pitanga, cajú, limão, laranja, tangerina, graviola, noni, amora, manga, abacate, tamarindo, pinha e romã são algumas da diversidade de árvores já plantadas.

Os moradores vêm cuidando diariamente das plantas frutíferas, adubando, colocando cobertura morta, podando e aguando.

O trabalho teve início em 2016, através de uma parceria entre ONG Nova Vida, ONG Verde Vida, Coletivo Camaradas e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial com a criação do “Cinturão Verde”.  Depois outras entidades fortaleceram a ideia como é o caso da Sociedade de Água e Esgoto do Crato – SAAEC, Espaço Casa Tempo, Geopark Araripe, Museu e Escola de Artes Raimunda de Canena e o brincante da Carroça de Mamulengos e ambientalista Carlos Gomide.

A comunidade poderá se tornar o primeiro sítio urbano da cidade, essa experiência já desperta o interesse de gestores públicos, ambientalistas e urbanistas que ver a experiência como exitosa.

O Prefeito do Crato, José Ailton Brasil recebeu documento assinado pelos moradores em 2018, com uma série de reivindicações que apontam para uma urbanização social que garanta arborização frutífera, espaços de convivência e práticas comunitárias, pavimentação, preservação do espaço da ludicidade e mecanismo integração, acessibilidade e mobilidade urbana, dentre outras reivindicações.

Estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de universidades particulares já consideram a localidade como área de estudo e já vem realizando algumas pesquisas e propostas de intervenções.

O plantio de arvores frutíferas no espaço urbano é uma é uma forma de devolver a população o que foi afastado da cidade e ao mesmo tempo atua como instrumento de solidariedade, auto-organização comunitária, prevenção de doenças e promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFCA divulga nota no site da instuição revelando intervenção do MEC na lista do espera do SISU

Em comunicado divulgado na tarde desta sexta-feira, 07/02/2020, a UFCA - Universidade Federal do Cariri, torna público a intervenção do MEC na lista de espera do SISU, segue abaixo comunicado colocacado na página da própria instutuição: A Universidade Federal do Cariri (UFCA) informa aos candidatos da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2020.1) para a UFCA que, por recomendação do Ministério da Educação (MEC), a lista de candidatos por ordem de classificação enviada anteriormente pela pasta não deverá ser utilizada para convocação.  O MEC instruiu as Instituições de Ensino Superior que participam desta edição do SiSU a aguardarem a lista definitiva de candidatos, que será enviada posteriormente.  Assim, a convocação dos candidatos da Lista de Espera do SiSU 2020.1 encontra-se suspensa, até posterior comunicado do MEC.  Serviço  Pró-Reitoria de Graduação Sala 205, bloco I – campus Juazeiro do Norte sisu@ufca.edu.br Fonte:...

PREFEITO DE JUAZEIRO DO NORTE - CE, ARNON BEZERRA, CAUSA CAOS AO MUNICIPIO FECHANDO UMA DAS PRINCIPAIS AVENIDAS DE ACESSO AO CENTRO DA CIDADE.

O Prefeito de Juazeiro do Norte - CE, José Arnon Bezerra, causa caos na tentativa de realizar obra que a muito era esperada pela população juazeirense, a reforma da ponte na baixa da Av. Virgílio Távora, que dá acesso ao aeroporto, e na sua pista de retorno leva ao centro da cidade.  Um verdadeiro transtorno, pois o fechamento de uma avenida com fluxo diário intenso sem um planejamento prévio, deixa claro a falta de organização da gestão. As ruas no entorno da obra são tomadas por carros e motos, sem nenhum gerenciamento do trânsito, as vias secundárias sem nenhuma manutenção, sem falar dos riscos gerados pela falta dos agentes de trânsitos. Fica claro a tentativa de uma pré-campanha eleitoral por parte do Sr. José Arnon Bezerra, pois a obra inicia-se em ano eleitoral, e a entrega da mesma se daria próximo ao mês das eleições municipais. O gestor público está com sua popularidade em baixa depois de vários incursos feito pelo MP. Matéria: Nonato Gouveia

Frente de Mulheres do Cariri Realiza Ato no Dia da Independência

Foto: Nonato Gouveia Em ato realizado em 07/09 às 08h, dia da “independência do BRASIL”, as mulheres do cariri se manifestaram. Demostrando toda sua força e voz, reivindicando seus direitos e deixando claro sua resistência contra o sistema opressor, que tenta silencia-las. A violência crescente, a falta de eficácia e o total descaso do estado, nos leva ao aumento da criminalidade contra a mulher, contra a criança, contra a vida. Vítimas de constantes ataques por homens de ideais ultrapassados, agressivos, que tentam minimizar a importância da mulher e sua capacidade, demonstra uma baixa autoestima e um machismo estrutural, por parte de companheiros, esposos, namorados que se acham donos daquilo que não os pertencem. Foto: Nonato Gouveia A cultura do estupro, o estupro corretivo, contra as mulheres, contra os LGBTQIA+, tem que cessar. Todxs merecem respeito, todxs são seres humanos, não são suas escolhas que os diferenciam, são os olhos de quem os vê. Temos histórias escabrosas de estru...